top of page

Símbolos Profissionais

      A RESOLUÇÃO nº 232, DE 27 DE FEVEREIRO DE 2002 (D.O.U. Nº 40, DE 28/02/02, SEÇÃO I, PÁGINAS 194/195) dispõe sobre o Símbolo Oficial da Fisioterapia que foi aprovado e oficializado pelo CONSELHO FEDERAL DE FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL – COFFITO, na 97ª Reunião, realizada em 2002.

 

      O Símbolo Oficial da Fisioterapia deve ser considerado como um todo, NÃO PODENDO, PORTANTO, SER ALTERADO EM SUAS FORMAS, CORES E PROPORÇÕES.

RAIO: No centro do símbolo, entre duas serpentes, tem-se um raio que representa os valores e práticas corretas da vida. Estando entre as serpentes, ele remete a união entre a consciência individual e as técnicas utilizadas pela terapia (técnicas elétricas) e sua cor amarela significa luz, claridade.

 

SERPENTES: São duas serpentes enroladas no raio de cima para baixo, uma da esquerda para a direita e a outra da direita para a esquerda em forma elíptica, passando pela frente, por trás, pela frente e parte superior e inferior do raio respectivamente. As serpentes representam sabedoria e a transmissão e utilização do conhecimento apreendido de forma sábia. Serpentes representam o curso da energia no corpo humano, na mesma direção que se postam as serpentes, a energia termina na cabeça, sede de toda a concentração vital. Estão entrelaçadas para demonstrar o elo entre os atributos de natureza humana, social e profissional.

As serpentes são de cor verde, pois essa cor representa a saúde.

 

CAMAFEU: Encontra-se envolvendo as serpentes, os raios e a inscrição “Fisioterapia” ou “Fisioterapeuta”. Folcloricamente o camafeu está relacionado a capacidade mística de atrair saúde e boa sorte.

 

INSCRIÇÃO: Dentro do camafeu tem-se a inscrição “Fisioterapia” ou “Fisioterapeuta”.

Sobre o Anel

      Possuirá uma esmeralda engastada em aro de ouro, ostentando de um lado duas serpentes entrelaçadas e do outro a figura do raio, ambos na forma decomposta do símbolo aprovado na resolução.

Nas profissões, os anéis representam os graus, ou seja, evidenciam a qualificação em determinado campo do conhecimento.

      A pedra esmeralda está ligada a inúmeros simbolismo ao longo da história humana, entre eles: eram empregadas como antídoto para venenos e feridas, serviam para adivinhar eventos futuros (consequência das doenças) e era a pedra usada pelo Imperador Romano Júlio César com simbolismo ligado a arte da cura.

Referências Bibliográficas

CONSELHO FEDERAL DE FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL. RESOLUÇÃO nº 232, DE 27 DE FEVEREIRO DE 2002. Dispõe sobre o Símbolo Oficial da Fisioterapia e dá outras providências. Disponível em:< http://crefito4.org.br/site/2015/09/03/resolucao-no-232-de-27-de-fevereiro-de-2002/.

 

FISIOTERAPIA. Símbolo e Oração [online]. Disponível em:< http://fisioterapia.com/fisioterapia/simbolo-e-oracao/.

 

SOUZA, Rita de Cássia Paula. Aula: Simbolo da Fisioterapia [online]. Disponível em:< http://www.crefito10.org.br/cmslite/userfiles/file/slides_simbolofisioterapia.pdf>.

Deixe seu comentário:

Nome *

E-mail *

Assunto

Mensagem

Parabéns! Sua mensagem foi recebida.

bottom of page